Alimentação saudável, Dicas, Saúde

Bioimpedância – O que é?

Eu sempre posts sobre o exame de Bioimpedância e muuuuita gente me pergunta o que é, como funciona… Hoje vim aqui contar tudo, tudinho, tim tim por tim tim para vocês. Desde quando chego até a hora de ir embora do consultório da Malu, minha nutri!

2015-06-09 11.30.09

O exame de BIOIMPEDÂNCIA é um exame indolor, rápido e eficaz. É o exame mais preciso para avaliação da composição corporal de acordo com o Consenso Latino Americano de Obesidade. O melhor é a rapidez e praticidade para realizar esse exame. Em apenas 1 minuto você tem todos resultados, sem picadas de agulhas ou qualquer outro desconforto.

Por meio desse exame, é possível saber, com alta precisão:

  • Peso
  • Massa de músculo esquelético ( orgãos, pele e ossos… Agora não me venha com aquela desculpa de que seus ossos são largos, hein? O exame mostra tudo!)
  • Massa de gordura corporal (a gordura pura!)
  • Água corporal total ( quanto de água temos em nosso corpo, se estamos com retenção de líquido…)
  • Massa livre de gordura ( músculos sem gordura, yeah!)
  • IMC ( índice de massa corpórea)
  • Percentual de gordura corporal ( Quando você sente vontade de chorar…rs)
  • Relação cintura-quadril (Com base nesse cálculo, você consegue prever riscos de problemas cardíacos)
  • Taxa de metabolismo basal ( Nesse cálculo, você fica sabendo quantas calorias o seu corpo gasta naturalmente, sem que faça nenhum exercício físico, assim, a nutri pode calcular para que seu plano alimentar tenha menos calorias do que o seu corpo normalmente gasta.
  • Controle de músculos
  • Análise segmentada de massa magra dos quatro membros e tronco – ( Ele te divide em pedaços e mostra a quantidade de massa magra em cada membro…)
  • Impedância de cada segmento. ( Ele te divide em pedaços e mostra a quantidade de de gordura em cada membro, Socorro mãe!!!)

Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchado ou se é excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas.

Existem vários métodos para ser fazer a bioimpedância. Com uma pinça, com uma balança especial… A que eu costumo fazer é com a Inbody R20, que a Malu ( minha nutri diva) usa. Vou contar tudinho como funciona o exame que eu faço com a Inbody, ok?

10367157_250960348443646_4119001983696614130_n

Eu sempre marco o exame pela manhã, pois é indicado que:

  • Suspenda o uso de medicamentos diuréticos de 24 horas a 7 dias antes do teste;
  • Esteja em jejum de pelo menos 4 horas. Água em pouca quantidade está liberado.
  • Esteja em abstinência alcoólica por 24 a 48 horas;
  • Evite o consumo de cafeína 24 horas antes do teste;
  • Esteja fora do período pré menstrual;
  • Não ter praticado atividade física intensa nas últimas 24 horas;
  • Urinar pelo menos 30 minutos antes da medida;
  • Permanecer pelo menos 5 -10 minutos de repouso absoluto em posição de decúbito dorsal antes de efetuar a medida. Isso é feito no consultório;

Chego ao consultório, e me peso sem roupa (ui!) só de lingerie, mas confesso que às vezes quero tirar até um pouco do cabelo para ver se o peso diminui, rs….

Subo na balança e seguro um controle na mão, posicionando os dedos em uma base metálica, ela fica ali apitando por 1 minuto e em seguida a Inbody dá o resultado baseando-se na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude (500 a 800 mA) e de alta freqüência (50 kHz), e que permite mensurar os componentes resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase.

O aparelho calcula todos os ítens que listei acima e manda tudo para o computador da Malu ( nesse momento eu quase morro do coração…)

Ela imprime uma listinha bem legal aonde mostra todos os dados, é igual a essa aqui embaixo ( essa não é a minha, ta?):

folha-bioimpedancia

1-) Composição do corpo – Em uma rápida análise a maquina avalia a composição corporal. Aqui são mostrados o peso total, a massa muscular, massa de gordura, água total do corpo e massa sem gordura.

2-) Diagnóstico da obesidade – Aqui são os dados que ajudarão a identificar se a pessoa tem algum indício ou obesidade de fato. Valores como IMC juntamente com gordura corpora, relação cintura-quadril e índice de metabolismo basal ajudam a definir não só o grau da obesidade como o tratamento.

3-) Controle Músculo Gordura – São as indicações ideais de músculos e gordura para pessoa avaliada.

4-) Massa magra segmentar – Distribuição da massa muscular pelo corpo.

5-) Gordura segmentada – Distribuição da gordura pelo corpo.

6-) Impedância de cada segmento corporal a 20 KHz e 100 KHz, levando a resultados altamente precisos da composição corporal.

7-) Exercícios – Sugestões de atividades e o gasto estimado para 30 min de cada.

Com base nos resultados, a Malu manda por e-mail todo o plano alimentar a ser seguido durante o mês.

Bom, acho que agora está tudo bem esclarecido sobre o exame, se tiverem qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários.

E se ficou curioso para saber o resultado do seu exame, é só ligar e agendar com a Maria Luiza Migotto – (13) 3231-2070 ou mandar e-mail para mmigotto@gmail.com

Ass-Analu

 

 

Post Anterior Próximo Post

Você também pode se interessar por

Sem Comentários

Comente Aqui